A Fábula Inexistente



Com financiamento do FUMPROARTE para sua montagem, o espetáculo foi livremente inspirado no conto Kaspar Hauser - Um caso de um crime contra a alma de um ser humano, que conta a história de um homem que nunca havia tido contato social e acaba sendo criado por uma comunidade. A Fábula Inexistente mostra Kasper num espaço e tempo indeterminados, tentando compreender um universo peculiar de imagens sombrias e personagens que expressam o paradoxo entre o real e o insólito da nossa sociedade.
Quando penso teatro penso em sonho. Não um sonho de algo idealizado, mas o sonho noturno com toda a potência inconsciente que devasta e preenche os vazios com imagens. A história de Kasper bateu em mim como um pesadelo em pensar no mundo absurdo que vivemos e na condição do artista dentro desse mundo.
Mostrar esta história talvez seja como tocar gaita de boca numa esquina movimentada e ninguém parar para olhar. Mas se alguém parar, talvez algo faça sentido e então esta história e tantas outras não sejam tão inexistentes.
Fizeram parte deste sonho primeiramente Cícero Neves na criação da dramaturgia e ao longo dos ensaios partilhou suas ideias com os atores Mariana Rosa e Rodrigo Marquez. As imagens inconscientes foram materializadas em cenografia, adereços e figurinos por Patrícia Preiss. Nas sombras, Carol Zimmer nos trouxe a iluminação. Por fim e não menos importante para o despertar veio a beleza misturada à melancólica inspiração musical de Moysés Lopes que transformou em muitas a canção original de Santiago Neto.
Patrícia Ragazzon - artista-criadora do espetáculo

Agradecimentos: Ana Maria Guevara, Cândida Santi, Celso Veluza, Clóvis Massa, Denise Ayres, Eduardo Kraemer, Fernando Ferraz, Filipe Furlan, Helena Maria Mello, Henrique Preiss, Hugo,  Jeffie Lopes, João Mário Ferreira, Luciano Bedin e Miguel Ângelo Neves.

Apoios: Casa de Teatro, Teatro do Museu do Trabalho, Casa de Cultura Mário Quintana, Usina das Artes, Companhia de Arte, Teatro do SESC Porto Alegre, Canal Você, Spectrum Vídeo Digital, EFrame, Grafideia, Impacto Signs, TVE e FM Cultura e Palco Aberto Produtora.

Financiamento para a montagem:
FUMPROARTE – PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

Fotos: Carol Zimmer






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Grupo

BICHO, BOLA, BOLHA

O Quebra Nozes - Um Conto de Natal