9 de janeiro de 2017

SPETACULOSO


Está chegando SPETACULOSO o mais recente projeto do Ato Espelhado Companhia Teatral!
SPETACULOSO é um grande espetáculo com muitas camadas, um tanto exagerado ao explorar a teatralidade, porém pequeno, singelo, feito por dois atores que o fazem um tanto espalhafatoso, espetaculoso! É teatro de variedades, de narrativas e de múltiplas histórias acopladas uma a outra, onde os personagens têm o desejo de criar um espetáculo que divirta o público. A poesia desta metalinguagem é acompanhada pela comicidade de uma história farsesca que traz a investigação sobre um livro antigo, quase indecifrável, fazendo com que eles passem por aventuras, perigos e armadilhas.
Guiados pela arte e inventividade, inspirados por Leonardo da Vinci, as cenas são pontuadas por números de malabarismo, musicais e previsões do futuro (do próprio espetáculo). Os ensaios dos artistas que permeiam as cenas trazem a criação do espetáculo em si, realizado diante dos olhos do espectador, produzindo um encontro híbrido que brinca com a realidade e a ficção.
SPETACULOSO está sendo criado para espaços alternativos numa busca de ressignificar o lugar, de explorar o potencial artístico de um espaço não convencional para o teatro que pode se inserir em parques, praças, jardins, pátios abertos ou fechados. A intenção é ampliar o diálogo entre a arte teatral e diferentes espaços possíveis.


Em todos os seus trabalhos, a principal característica do Ato Espelhado é que todas as etapas do processo criativo estão centradas na figura do ator. Desde a própria vontade em desenvolver determinado projeto, a partir de uma história, tema ou uma linguagem cênica que queira ser desenvolvida, os espetáculos são concebidos a partir do ponto de vista do ator, ou seja, de dentro da cena. Quando as improvisações vão tomando forma, são convidados os demais artistas que farão parte do processo, seja em funções técnicas ou na orientação do que já está concebido.
O processo de investigação cênica incluiu trabalho com máscara neutra, criação de figuras a partir de máscaras de comédia dell’arte e jogo clownesco, pesquisa de manipulação de objetos e uma profunda pesquisa teórica sobre Leonardo da Vinci, seus processos investigativos e seu olhar curioso de perceber o mundo, que buscamos contemplar no espetáculo e em sua cenografia, instaurada no espaço em que ele será apresentado.

FICHA TÉCNICA

TEXTO: Cícero Neves
ORIENTAÇÃO DRAMATÚRGICA: Jorge Rein
ELENCO E CONCEPÇÃO: Cícero Neves e Patrícia Ragazzon                          
DIREÇÃO DE ATORES: Ciça Reckziegel
CENOGRAFIA: Marcos Nicolaiewsky
FIGURINOS: Margarida Rache
MÚSICAS: Cícero Neves e Mauro Bruzza e LETRAS: Cícero Neves e Jorge Rein
MATERIAL GRÁFICO: Coral Michelin
O LIVRO DE ODRANOEL: Nonô Joris
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Patrícia Ragazzon e Cris Cubas

Nenhum comentário: